Islândia
A Islândia (Lýðveldið ísland) é um país insular, ao norte da Europa, tangenciado pelo círculo ártico. São 344 mil habitantes (2018). Na Islândia, a alfabetização, a longevidade e a coesão social são de primeira linha para os padrões mundiais. A capital é Reykjavík.
A Islândia foi colonizada por imigrantes noruegueses e celtas (escoceses e irlandeses) durante os séculos 9 e 10. Antes dessa época a ilha foi visitada por monges irlandeses. Por volta de 870, o norueguês Ingólfur Arnarson estabeleceu uma fazenda em Reykjavík, a atual capital.
O País tem a mais antiga assembleia legislativa em funcionamento no mundo, o Althing, estabelecida em 930. Após mais de 300 anos de autonomia, a Islândia passou a ser governada pela Noruega e pela Dinamarca.
Em 1875, a erupção do vulcão Askja causou fome generalizada e devastou a economia islandesa. Ao longo do quarto de século seguinte, 20% da população da ilha emigrou, principalmente para o Canadá e para os EUA.
A Dinamarca concedeu autonomia limitada à Islândia, em 1874, e independência total, em 1944. A segunda metade do século 20 assistiu o crescimento econômico islandês, impulsionado principalmente pela indústria pesqueira. A economia do País diversificou-se muito depois que o país aderiu à União Europeia, em 1994, mas a Islândia foi especialmente atingida pela crise financeira mundial nos anos seguintes a 2008.
Mais: Mapa da Islândia ►
Parte central de Reykjavík, vista de Hallgrímskirkj.
Erupção de gêiser na região central da Islândia.
◄ Europa |
Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo |
Vilarejo na Islândia
Islândia