Antiga Yugoslávia
O antigo reino dos sérvios, croatas e eslovenos, que existiu no início do século 19, nos Bálcãs, recebeu o nome de Reino da Yugoslávia (Kraljevina Jugoslavija), em 1929. Esse nome significa "terra dos eslavos do sul". Parte desse território integrou o antigo Império Austro-Húngaro (1867-1918).
Era uma região de grandes conflitos até que Josip Broz Tito uniu o País em uma ditadura comunista, em 1946. Tito dividiu a Yugoslávia em seis repúblicas: Croácia, Montenegro, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia (atual Macedônia do Norte). A república da Sérvia incluía duas províncias autônomas: Kosovo e Vojvodna.
A capital da Yugoslávia era Belgrado, atual capital da Sérvia.
Após a queda do Muro de Berlim, a união esfacelou-se. Em 1991, Eslovênia, Croácia e Macedônia declararam independência. Kosovo, Bósnia e Herzegovina separaram-se após guerras civis.
Em 2003, Sérvia e Montenegro eram as duas últimas nações unidas sob o nome Yugoslávia. Naquele ano, o nome do País passou a ser Sérvia e Montenegro.
Em 3 de junho de 2006, em plena Copa do Mundo de Futebol, quando as duas nações estavam unidas no mesmo time, Montenegro declarou sua separação da Sérvia.
◄ Europa
Copyright © Guia Geográfico - Mapas Europa em português. Iugoslavia, Carnice, Foca e Mostar. Konjic, Prozor e Duvno. Bosniac Croat Federation. Tarcin, Sokolac and Vares. |
Bósnia
Copyright © Guia Geográfico - Europa |