Dados e Geografia da Suíça

 

A Suíça é um pequeno estado federado da Europa Central, situado entre o maciço do Jura e os Alpes. Possui área total de 41.285 km², pouco menor do que o Estado do Rio de Janeiro. O ponto mais alto é o Pico Dufour (4,634 m).

População: o País possui 8,1 milhões de habitantes (2015) e quatro línguas oficiais: alemão, falado por 65% da população, francês (23%), italiano (8%) e o romanche (0,5%), uma língua românica falada no Cantão dos Grisões (Graubünden). O português é falado por 3,4% dos suíços.

Religião: católicos romanos, 38%. Protestantes, 27%. Outros cristãos, 6%. Muçulmanos, 5% (base 2012 - CIA).

Economia: A Suíça é um país desenvolvido, estável e próspero, com baixo desemprego. Seu PIB per capta, de 58 mil dólares (2014), é um dos maiores do mundo.

Possui um forte setor bancário e indústrias internacionalmente competitivas, principalmente nas áreas de instrumentos de precisão, química, têxtil e alimentícia. O turismo também tem forte participação na economia.

A moeda é o franco suíço.

Governo: a Suíça é formalmente uma confederação, com uma forma de governo similar a uma república federativa. O presidente do Conselho Federal é eleito pelo parlamento.

O País é dividido em 26 cantões: Aargau, Appenzell Ausserrhoden, Appenzell Innerrhoden, Basel-Landschaft, Basel-Stadt, Berna, Fribourg/Freiburg, Genebra, Glarus, Graubünden, Jura, Luzern, Neuchatel, Nidwalden, Obwalden, Sankt Gallen, Schaffhausen, Schwyz, Solothurn, Thurgau, Ticino, Uri, Valais/Wallis, Vaud, Zug e Zurique.

A Suíça adota quatro nomes oficiais: Schweizerische Eidgenossenschaft (alemão), Confederation Suisse (francês), Confederazione Svizzera (italiano), Confederaziun Svizra (romanche).

A capital é Berna.

 

 

 

Mapa geografico Suica

 

◄ Suíça

 

Landsgemeinde

 

 

Mapa Historico Suíça

 

O Landsgemeinde, em 4 de maio de 2014, no Cantão de Glarus. Trata-se de uma tradicional assembleia democrática, realizada desde a Idade Média, e que ainda existe em dois cantões suíços: Glarus e Appenzel Interior. Foi abolida nos demais cantões por questões práticas.

 

Acima, a Câmara do Conselho Nacional, em Berna.

 

 

Mapa politico Suiça

 

Sede do Parlamento Suíço, em Berna.

 

Conselho Nacional

 

 

Suiça Turismo

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Países Europeus, roteiro de viagem.

 

Imagens Suica

 

Dados e Geografia da Suíça

 

 

Divulgação

 

 

 

Divulgação

 

 

 

 

Ludovic Péron