Dados e Geografia

 

A Dinamarca é um país do norte da Europa, com terras baixas, litoral bastante entrecortado e mais de 400 ilhas. Possui dois territórios ultramarinos: as Ilhas Féroe e a Groelândia, na América.

Foi organizada pela primeira vez, como um estado unificado, no século 10, época da introdução do Cristianismo. Em 1849, tornou-se uma monarquia constitucional.

Inundações são uma ameaça em algumas áreas do País, que estão protegidos contra o mar por um sistema de diques.

A Dinamarca faz parte da União Europeia, mas não adotou o euro. Sua moeda é a coroa dinamarquesa. Sua economia é altamente desenvolvida, com baixo desemprego, mas de crescimento relativamente baixo. Em 2011, ainda registrava 13% da população abaixo da linha de pobreza, segundo o World Factbook da CIA.

 

Dinamarca

 

A Valhada da mitologia nórdica, a religião dos vikings substituída, na Idade Média, pelo Cristianismo. A Valhala era um majestoso palácio, em Asgard, casa do deus Odin. Ilustração de Emil Doepler (1905).

 

Geografia da Dinamarca

Nome: Reino da Dinamarca (Kongeriget Danmark).

Capital: Copenhague (København).

Tipo de governo: Monarquia constitucional parlamentar.

Divisões administrativas: 5 regiões: Hovedstaden (Capital), Midtjylland (Jutlândia Central), Nordjylland (Jutlândia do Norte), Sjaelland (Zelândia) e Syddanmark (Dinamarca do Sul).

Dois territórios ultramarinos autônomos: Groelândia e Ilhas Féroe.

Nota: uma reforma administrativa, em 2007, reuniu 271 municípios em apenas 98 e treze condados em 5 regiões (mapa político).

Relevo: predominantemente de planícies com altitude média de 34 metros. O ponto mais alto fica em Mollehoj / Ejer Bavnehoj, com 171 metros de altitude.

Área total: 43.094 km², com 7.314 km de litoral (sem as Ilhas Féroe e sem a Groelândia).

 

Jelling

 

Copyright © Guia Geográfico - Dinamarca em dados e números.

 

 

Dinamarca

 

População

População: 5,6 milhões (2017).

Religiões: evangélica luterana (oficial) 76%, muçulmanos 4%, católicos romanos < 1% (2017).

Línguas: dinamarquês, feroês, groelandês e alemão (pequena minoria). O inglês é falado pela maioria da população como segunda língua.

Grupos étnicos: escandinavos, principalmente de etnia dinamarquesa predominam no País. Existem ainda os inuítes (Groelândia), feroeses (Ilhas Féroe) e minorias de imigrantes da Europa e da Ásia.

 

Fortaleza histórica na Ilha de Frederiksø, no Mar Báltico.

 

As Pedras de Jelling, com inscrições do século 10, expostas junto à Igreja de Jelling, em Vejle. Um dos mais importantes sítios históricos dinamarqueses. A Pedra maior foi erigida pelo Rei Haroldo I, após a introdução do Cristianismo na Dinamarca e a incorporação da Noruega ao seu Reino.

 

Fortaleza medieval

 

Igreja Dinamarca

 

Mitologia

 

Castelos Dinamarca

 

Groelandia

 

 

Mapa Dinamarca

 

 

 

Turismo

 

Dados e Geografia

 

 

 

 

 

 

Bang Clemme Film & Openhouse

 

Jesper Plambech