Acrópole de Atenas
A Acrópole de Atenas foi construída entre 450 a 330 aC sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópole significa "cidade no topo". Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.
Reconstituição da Acrópole no período clássico. O Partenon, no topo.
O Propileu, a monumental entrada da Acrópole. Foi construído entre 437 e 432 aC e projetado pelo arquiteto Mnesicles.
O Erecteion dedicado à deusa Atena e a Poseidon-Erecteu. Construído em estilo jônico entre 421 e 406 aC na Acrópole. Ao sul (esquerda na foto) o pórtico das cariátides (colunas em forma de estátuas).
Templo dedicado a Atena-Nike (Vitória), construído em 420 aC.
Ruínas do Partenon, o mais importante monumento da civilização clássica grega, dedicado à deusa Atena. Foi construído sob o governo de Péricles entre 447 e 438 aC. Posteriormente foi convertido a igreja cristã do período bizantino, transformando-se, depois, em mesquita muçulmana. Em 1687, os turcos utilizaram o Partenon como depósito de pólvora quando Atenas foi cercada pelos venezianos. Uma explosão destruiu grande parte do Partenon, até então razoavelmente preservado.
Ruínas do templo Erecteion que integra o complexo de prédios históricos da Acrópole.
Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo |
Imagem de Atenas com Localização da Acrópole - NASA