Atenas
A cidade de Atenas (Athínai, em grego moderno e Athenai, em grego antigo) era um dos mais importantes centros culturais do mundo antigo. Considerada o berço da civilização ocidental. Atingiu seu período áureo no século 5 aC sob o governo de Péricles.
O nome da cidade homenageia Atena, deusa da sabedoria, das ciências e das artes. Atena corresponde à deusa Minerva dos romanos.
Em 1938, tornou-se a capital da República Helênica (atual Grécia), sendo também a maior cidade grega. Foi sede dos Jogos Olímpicos modernos por 2 vezes: 1896 e 2004.
Vista da cidade de Atenas com o Monte Licabeto, ao fundo.
A Torre dos Ventos em Atenas (embaixo), também conhecida como Horologion de Andrônicos, astrônomo grego. Erguida por volta de 100-50 aC para medir o tempo. É uma estrutura de mármore octogonal com 12,8 m de altura.
Porto de Pireu (Piraeus) em Atenas.
Grécia
Temas
Partenon, marco da arquitetura grega clássica. Acrópole ►
Sócrates em frente à atual Academia de Atenas (Apolo, ao fundo). Sócrates (c. 470-399 aC) morreu pelos seus ideais e não deixou obra escrita por ele mesmo. Seus discípulos encarregaram-se da difusão de sua grandiosa obra.
O termo academia refere-se originalmente à antiga escola filosófica de Platão, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles.
Odeon de Herodes Atticus, erguido em 161 aC para cerca de 6 mil espectadores. O terceiro anfiteatro construído em Atenas, depois do Odeon de Péricles e de Agripa.
◄ Grécia
Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo |