Dados da Rússia

 

A Rússia ou Federação Russa é o maior país do mundo, com mais de 17 milhões de km² de área e um um perímetro costeiro de 37.653 km. Tem uma população superior a 142 milhões de habitantes (2016), formada principalmente pela etnia dos tártaros (80%).

Relevo: vastas planícies e baixas colinas a oeste dos Montes Urais, florestas de coníferas e tundras na Sibéria, planaltos e montanhas ao longo de regiões fronteiriças, ao sul. O ponto mais alto é o monte Gora El'brus ( 5.633 m), também, o mais alto da Europa.

 

Economia

A Rússia sofreu mudanças significativas com o colapso da União Soviética, em 1991. Desde então, muitas indústrias foram privatizadas, buscando uma economia de mercado mais ágil. O setor privado, entretanto, ainda tem bastante interferência estatal.

Em 2011, a Rússia tornou-se o maior produtor de petróleo do mundo, superando a Arábia Saudita. É também o segundo maior produtor de gás natural, com as maiores reservas mundiais. É também um grande exportador de metais, como aço e alumínio primário.

Nos últimos anos, a economia russa teve um crescimento médio anual de 5% a 7%. Considerando-se um PIB pela paridade do poder de compra do dólar, a Rússia ficou entre os seis países mais ricos do mundo, em 2012, à frente do Brasil.

 

 

Tigre siberiano (Panthera tigris altaica). Esta espécie em extinção tem apenas cerca de 450 indivíduos, a maioria vivendo em Lazovsky e Sikhote-Alin Zapovedniks, reservas florestais na Rússia Oriental.

 

 

 

 

Bandeira Russia

 

Moscou

 

 

Mapa Russia

 

 

Tigre Siberia

 

 

Kremlin, Moscou.

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações econômicas dos países europeus,

 

 

 

Melhores Sites

 

Russia