História da Rússia

Nos primeiros séculos da Era Cristã, os territórios da atual Rússia eram ocupados por eslavos, hunos, godos e outros povos.

Após um período de dominação mongol, dos séculos 13 ao 15, o Principado de Moscou emergiu gradualmente, incorporando os principados vizinhos.

No início do século 17, a dinastia Romanov continuou essa política de expansão em direção à Sibéria. Sob a liderança de Pedro I (de 1682 a 1725), os domínios foram estendidos até o Mar Báltico e o País foi rebatizado como Império Russo. Novas incorporações territoriais continuaram a ser feitas na Europa e na Ásia. A Rússia tornou-se o maior país do mundo.

Em 1812, Napoleão invadiu a Rússia e sua derrota foi o início do fim do Império Francês. Os russos usaram a tática portuguesa de 1807 (diferente do que muitos autores escrevem, a Coroa Portuguesa não "fugiu" para o Brasil, pois este era, então, território português e o endereço da Família Real portuguesa era conhecido por todos. Tratou-se de uma retirada estratégica). Os russos abandonaram sua capital, Moscou, em um movimento também estratégico, para retornar com força e derrotar Napoleão.

No início do século 20, a derrota na guerra com o Japão contribuiu para a Revolução de 1905, que resultou na formação de um parlamento e outras reformas. As derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial e tumultos generalizados nas principais cidades russas, resultaram na derrubada da família imperial, em 1917.

Os comunistas, sob a liderança de Vladimir Lenin, tomaram o poder logo depois e formaram a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seu sucessor, Josef Stalin fortaleceu o regime comunista.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Rússia foi arrasada pelos alemães, mas não derrotada. Os nazistas foram vencidos em Stalingrado. Stalin investiu tudo na defesa da cidade que levava seu nome. A derrota dos nazistas foi um ponto de inflexão na Guerra e os Aliados começaram a ganhar terreno.

No final anos '50 e início dos '60, os soviéticos eram vistos, por muitos, como os mais avançados do Planeta. Em 4 de outubro de 1957, lançaram o Sputnik, o primeiro satélite artificial. Em 3 de novembro seguinte, lançaram o Sputnik 2, com a cadela Laika. Mandaram o primeiro homem ao espaço, em 1961.

O aparente sucesso do regime soviético fortaleceu os ideais comunistas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O que não muitos sabiam era que esse sucesso era embasado no terror, ao custo de milhões de vidas e da exploração do povo, em benefício da propaganda do regime. Para executar seus megaprojetos, como o Canal de Moscou até o Volga, por exemplo, Stalin adotou um sistema de trabalho que era claramente escravidão, com milhares de mortos.

Stalin provavelmente inspirou-se no regime de terror de Robespierre e terminou como o líder francês, enviado à morte pelos demais membros da Convenção Nacional, pois temiam serem os próximos na lista da guilhotina. Tudo indica que Stalin foi envenenado por seus companheiros, que também temiam serem enviados à morte. Os horrores de Stalin foram denunciados por Nikita Kruschev, seu sucessor.

Nos anos '70, sob a liderança de Brejnev, a realidade da economia soviética começou a desmascarar-se. O regime estava estagnado. Alguns russos não perdiam o humor, dizendo: o governo faz de conta que nos paga e nós fazemos de conta que trabalhamos. Brejnev era mais respeitado pela dimensão de suas sobrancelhas que por suas realizações.

Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu a liderança da URSS e iniciou a glasnost (abertura) e a perestroika (reestruturação), na tentativa de modernizar o comunismo, mas o mastodôntico império soviético já era um doente em fase terminal. Em 1991, a URSS desmantelou-se.

Após um período de forte crise econômica, a Rússia vem dando passos largos em sua reestruturação, com um regime autoritário, centralizado e eleições.

 

 

A cadela Laika lançada no Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957. Foi o primeiro ser vido lançado ao espaço. Não estava previsto seu retorno à Terra e ela morreu entre 5 a 7 horas depois do lançamento.

 

Stalin levou a antiga URSS à liderança tecnológica pelas esporas do terror.

 

Historia Russia

 

Mapa Russia

 

Pedro Grande

 

Historia

 

Pedro, o Grande (1630-1725) criou as bases para o Império Russo (tela de Paul Delaroche).

 

 

Stalin

 

Corrida espacial

 

Historia Reino Unido

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa.

 

Napoleão abandona Moscou, em chamas (tela de Viktor Mazurovsky (1859–1944). Os russos adotaram a tática portuguesa para preservar seu império. Abandonaram a capital e prepararam um contra-ataque. Napoleão invadiu Portugal (1807) e a Rússia (1812), mas nunca conseguiu o domínio efetivo desses dois impérios. Em Portugal, os franceses foram expulsos, com a ajuda britânica, em batalhas sangrentas.

 

 

 

 

 

Historia Russia

 

Russia

 

Por Jonildo Bacelar

 

História da Rússia