Metrô de Londres
O primeiro metrô subterrâneo do mundo foi construído em Londres. No início do século 19 era fácil chegar à capital britânica por trem. Entretanto, uma vez lá, os congestionamentos eram inevitáveis.
Em 1860 iniciou-se a primeira tentativa de resolver o problema: uma ferrovia subterrânea, o Underground. A Ferrovia Metropolitana foi concebida para ligar os três principais terminais ferroviários de Londres, da época.
Em 1863 inaugurou-se a primeira linha do Metrô, entre Paddington e Farringdon. A segunda linha, the District, começou a operar cinco anos depois. As duas foram interligadas, em 1884, com a linha the Circle.
A grande desvantagem do sistema da época era que as locomotivas ainda eram a vapor, criando uma permanente neblina sulfurosa nas estações e túneis.
Mais: Transporte em Londres ►
Underground
Westminster Station
A travessia subterrânea do rio Tâmisa por trem, em 1870 (ilustração à direita). O Túnel do Tâmisa, de Wapping para Rotherhithe, foi o primeiro túnel subaquático do mundo, tinha cerca de 400 m de comprimento. Sua construção foi iniciada em 1825, pelo engenheiro Marc Brunel, e inaugurado em 1843, sob a supervisão de seu filho Isambard Kingdom Brunel. Inicialmente era um passeio para pedestres. Em 1865, o Túnel foi adquirido pela East London Railway e o primeiro trem trafegou em 1869.
Em Londres
Copyright © Guia Geográfico - Reino Unido Turismo. |
◄ Londres
Metrô de Londres
Divulgação