A terra dos moinhos e dos tamancos é também conhecida como Países Baixos, pois boa parte do país fica abaixo do nível do mar.
Três grandes rios europeus (Reno, Mosa e Escalda) deságuam no Mar do Norte através do litoral holandês, isso tornou a Holanda um país naturalmente mercantil, transportando mercadorias para o interior da Europa.
A Holanda tem uma grande relação histórica com o Brasil. No século 17, invadiu e ocupou parte do Nordeste.
A Capital é Amsterdam e a sede do governo fica em Haia. Mais: história e convenções de Haia►
◄ Europa
Área entre as ruas Lijnbaan e Weena em Rotterdam, a segunda maior cidade holandesa.
Torre da Catedral de Maastricht, a igreja mais antiga da Holanda.
Amsterdam com seus canais e cafés.
Caribe Holandês
Holanda ou Países Baixos?
O nome oficial do estado é Reino dos Países Baixos (Koninkrijk der Nederlanden), mas na língua portuguesa, adota-se o nome Holanda.
A Holanda, na verdade, é formada apenas por duas das 12 províncias holandesas: a Holanda do Norte (Noord-Holland) e a Holanda do Sul (Zuid-Holland), que juntas formam a Holanda (Holland).
No século 17, essas duas províncias destacaram-se em seu poder marítimo e econômico, assim, os Países Baixos passaram a ser chamados de Holanda em várias partes do mundo.
Entretanto, até por volta do século 18, a designação de Países Baixos normalmente incluíam também a Bélgica, Luxemburgo e parte da França. Essa designação surgiu nas referências históricas a partir do século 12.
Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo |